Redes Sociais e outros…

Finalmente arranjei um pouco de tempo para “arrumar” as redes sociais e galerias públicas onde participo. Mais importante que um site próprio ( planeado para este ano ), é estar presente nas diversas redes sociais e galerias públicas, de forma a divulgar o nosso trabalho ( fotografia no meu caso ).

Ao mesmo tempo, e com as ferramentas existentes, é preciso ter um certo cuidado na gestão da partilha dos nossos trabalhos. Digo isto, não pela possibilidade de utilizarem indevidamente os nossos trabalhos, mas pela interação entre os diversos sites poder causar uma certa dificuldade na leitura por parte dos nossos seguidores. Por exemplo, ao publicar uma fotografia no Google+ esta pode ser publicada no Twiiter, e mais tarde, se não houver o devido cuidado, estarmos a publicar novamente no Twitter o mesmo conteúdo a partir de outra rede social/galeria pública.

Assim, chamo a particular atenção para as permissões que damos em cada site, para não nos repetirmos em cada publicação que fazemos. Também é importante entender cada rede social para percebermos se dada publicação terá o feedback necessário que pretendemos. Por exemplo, uma fotografia para apreciação terá mais sucesso numa galeria pública de imagens, do que partilhada num “tweet”. 

Da mesma forma devemos ser o mais contidos possível nas publicações para não “cansar” o público alvo. Mais vale qualidade do que quantidade. O ser contido não significa passar tempos infinitos sem publicar nada. Há que procurar um meio termo entre a qualidade e a quantidade. É importante estarmos presentes com regularidade nas redes sociais, mas sem “exageros”.

Ainda sobre a quantidade, devemos separar o “pessoal” do “profissional”. Se pretendemos, por exemplo, ter uma página de Facebook para divulgação dos nossos trabalhos não devemos usar a mesma para pedidos de jogos… sim já vi isso a acontecer! O conteúdo que partilhamos deve ser organizado e simplificado, de forma ao público alvo obter uma ideia clara do que pretendemos.

Por fim, garantir a visibilidade da nossa presença em cada rede social nos mais diversos sites onde marcamos presença ( site pessoal, blogs, fóruns, etc… ) . Não esquecer as “regras” especificas de cada um, e ao mesmo tempo chegar a um público alvo maior.

Paulo M. F. Pires

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s