Vendas Outubro 2012 e Alterações da Lista de Agências Recomendadas

Apesar do pouco tempo disponível, finalmente consegui finalizar o ficheiro que me permite apresentar os resultados das vendas de todas as agências que trabalho de momento. Da mesma forma, tive, pela primeira vez, uma visão global do desempenho das mesmas desde 2010, que me permite “ajustar” a minha lista “privada” de agências recomendadas.

A grande novidade de Outubro foi o registo em novas agências:

– PhotoSpin, GL Stock, Photodune, Featurepics e PocketStock.

( Mais tarde irei escrever sobre estas novas agências )

Em relação às vendas de Outubro:

oct2012

Em destaque por boas razões:

– Melhor mês de sempre na ShutterStock, excluindo as licenças estendidas ( EL ).  +13% em relação a Outubro de 2011, além de ser uma das poucas agências que mostra crescimento e “estabilidade” anual.

PhotoSpin: Apesar do polémico tipo de subscrição, onde podemos receber tão pouco quanto 0,03 € por imagem, facto é que logo no 1º mês fez mais que a Dreamstime e IStockPhoto juntas. E ainda vamos no dia 5 de Novembro e já fez 3 vezes mais do que em Outubro.

123RF: Apesar de uma quebra de 9 de % em relação a Outubro de 2011, tem apresentado uma evolução positiva ( de 2011 para  2012 )

Em Destaque pelas piores razões:

IStockPhoto: Infelizmente não “descola”. Tudo bem que apenas tenho 349 ficheiros online, mas persiste a tendência a recusar ficheiros que, em outras agências, se vendem como “tremoços”. Agora também é verdade que sempre conseguia algum rendimento com as parcerias, mesmo com as inúmeras falhas na sincronização de ficheiros.  Apesar de ter pedido que colocassem TODOS os ficheiros nas parcerias, conseguiram fazer exatamente o oposto: São cada vez menos os ficheiros disponíveis….

Fotolia: Outro “flop”. Começou bem no inicio do ano, e depois voltou a estagnar. Fiquei feliz por ter subido de nível, mas as vendas parecem menores. As vendas recaem sobre as mesmas imagens, e bem podia ter lá apenas metade que as vendas seriam iguais. Mas aqui dou o beneficio da duvida, porque facto é que, a Fotolia é uma agência que vende mais “coisas em fundos brancos isolados”.

Dreamstime: Ao não aceitar “séries de imagens”, digo “várias imagens” do mesmo motivo, perdem em numero de downloads. Digo isto, porque no caso da Shutterstock, se eu tiver uma série de 8 imagens do mesmo motivo, o cliente leva todas! Na Dreamstime vai uma de cada vez.

Da mesma forma, fazem testes, e avisam depois. Não sou o unico com a mesma queixa: que o motor de busca já não é o que era. Queixa partilhada desde o mais pequeno até ao maior colaborador.

Antevisão Novembro:

Tendo em conta o meu portfólio, a tendência é de haver uma quebra ligeira, se bem que a PhotoSpin caminha a passos largos para compensar essa tendência.

Tenho novos projetos para 2013, mas a avaliar pelos últimos anos, vou descartar algumas agências.

Lista de Agências Recomendadas

Fiz um ajuste na lista das agências com as quais trabalho ( LINK ), pois não posso estar a referir agências, a novos clientes/colaboradores que se estejam a revelar um mau investimento para quem começa.

Assim, coloquei um Top 5 com aquelas que representam um bom investimento a quem começa como colaborador, seja qual o tipo de portfólio que tenham.

Da mesma forma, criei uma secção de “Não recomendadas”, lista que deverá crescer até 2013, com aquelas que nem sequer apresentam qualquer tipo de “atividade”:

– CutCaster: 0 Vendas em 2 anos. 899 ficheiros. O site não demonstra “atividade”. No twitter do site fala-se de tudo menos do tema “Micro Stock”… Fazer o quê? Em conversa com o dono, este pediu-me sugestões para angariar clientes…  ok, achei importante a conversa, mas tipo, somos nós colaboradores que temos que “investir” no marketing da agência? Estávamos “tramados” com outras agências se o marketing dependesse de nós. Acredito que muito em breve esta agência seja “vendida” ou desapareça como outras tantas.

– AllYouCanStock: Bem estranhei que em Dezembro, mais que um colaborador tivesse as mesmas vendas em Dezembro de 2011 ( 3 vendas ). Pareceu-me uma forma de “atrair” mais colaboradores, mas é uma ideia condenada ao fracasso. Marketing… se gastassem dinheiro em marketing seria mais produtivo que andar a comprar meia dúzia de imagens para passar uma falsa imagem de sucesso.

Paulo M. F. Pires

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