Micro Stock– Um ano depois…

2384814_s

Passou um ano desde que eu decidi vender algumas das minhas fotografias nas Agências de Micro Stock (Micro Stock Agencies), em regime de “royalty-free”.

Sabendo à partida que o tipo de fotografia que pratico não é o mais procurado nesta área, decidi apostar em fotografias de natureza e alguns trabalhos Editoriais.

Durante os últimos 3 meses de 2010, basicamente trabalhei para perceber o funcionamento das agências, mercado e procedimentos que envolvem estes tipo de negócio. Não considero tempo perdido, mas uma análise mais correta será no fim de 2012.

Assim, olhando ao nº de downloads, vendas e RPD ( Retorno por Download ) aqui fica o meu top 5:

1º – ShutterStock – Vendas e Pagamentos Regulares, RPD regular, e boas perspectivas para o ano seguinte.

2º – IStockPhoto – Mesmo com toda a polémica em torno dos colaboradores e clientes, tal como com alguns erros que persistem no site, mesmo com poucos downloads foi onde obtive um maior RPD. É um facto que tem descido, mas acabará como o mais alto em 2011. A nível de perspectivas para 2012, são muito más, pois a tendência tem sido a diminuição das vendas na agências, e nem o aumento da vendas em parcerias parece manter os números de alguns meses atrás..

3º – 123RF – Começo muito fraco, com poucos rendimentos, mas todos os meses atinge um RPD maior tal como um maior nº de downloads, com uma EL ( Licença Alargada) vendida. A perspectiva para esta agência é grande em 2012.

4º – Fotolia – Um das primeiras agências com que comecei a trabalhar. Poucas vendas e a recente queda nas % das comissões levou a ser a agência com um RPD muito baixo.

5º – Dreamstime – Como a agência anterior, tem estado por baixo, apesar de ter um melhor RPD. Mantenho-a no Top 5 apenas porque é uma agência que tem aceitei algumas imagens com potencial futuro que por norma são recusadas pelas demais agências.

Sobre as outras agências, são muito recentes, com menos clientes do que as mencionadas acima, o que significa que têm necessidades e clientes diferentes, e para obter o mesmo rendimento que em uma agência de top será necessário ter um portfólio maior/diferente.

De qualquer forma a Panthermedia está a ser uma surpresa agradável com umas vendas promissoras.

Mais em breve!

Paulo M. F. Pires

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s